Revelação

        

        O papel fotográfico é revestido por sais de prata, os halóides que são tão pequenos que não são vistos a olho nu. Quando são sensibilizados pela luz, reagem a esta, registrando uma imagem latente e invisível no papel. Para que ela se torne visível, existe o o processo de revelação. Nele utilizamos três substâncias químicas em seqüência: o Revelador, o Interruptor (Stop) e o Fixador. Para cada substância, utilize bandejas e pegadores exclusivos. O papel deverá ser sempre manuseado com os pegadores.

       O Revelador tem a função de reagir com os halóides que receberam luz transformando-os em sais de prata negra, aos milhares. Nesse instante pode-se perceber a imagem da foto se formando no papel. Isso explica o porquê da primeira revelação ser o negativo da foto. O banho do papel no líquido revelador deve ser de 2 a 4 minutos.

         A seguir, essa reacção deve ser interrompida com a utilização do líquido Stop, basicamente uma solução de ácido acético e água. Essa operação dura de 30 a 60 segundos, quando a foto deve ser transferida para a bandeja com o Fixador.

         O Fixador tem a função de dissolver os halóides do papel fotográfico que não foram sensibilizados, reduzindo-os a sais invisíveis; caso contrário, em contacto com a luz eles reagirão estragando a fotografia. O tempo para fixação é de 4 a 7 minutos dependendo do fixador.

         Por fim a lavagem do papel em água corrente elimina os subprodutos das reacções. O tempo de lavagem é de 4 a 5 minutos. Depois as fotos são penduradas em um varal para secagem.

 

 

Fonte: www.aurelionespoli.com.br