Bem-vindos ao blog da Fotografia Ecológica.
Para iniciar o nosso blog publicaremos o anteprojecto onde expomos em que consiste o nosso projecto e de que forma este será elaborado.
Anteprojecto
Tema:
Fotografar o meio ambiente (plantas invasoras).
Razões da Escolha:
Aproveitar o gosto que sentimos pela fotografia em favor da biodiversidade e do meio ambiente, alertando a comunidade para o problema das plantas invasoras
Objectivos:
Enquadrar o projecto na nossa área de estudo;
Adequar o projecto aos recursos existentes e disponíveis na escola e na comunidade;
Desenvolver o espírito de equipa;
Construir uma máquina fotográfica Pinhole a partir de materiais recicláveis, promovendo a reciclagem em prol de um meio ambiente mais limpo;
Investigação sobre plantas invasoras com a ajuda de entidades colaboradoras;
Utilizar a máquina fotográfica pinhole para fotografar plantas invasoras;
Exposição das fotografias à comunidade, sensibilizando-os para a importância da biodiversidade;
Realização de uma palestra com o intuito de alertar a comunidade para o problema das plantas invasoras;
Apresentação de propostas que, de forma simples, possam minimizar ou combater o efeito das plantas invasoras no nossa região.
Tipos de Produtos a Concretizar:
Máquina Fotográfica
Exposição das fotografias
Palestra
Jogos educativos sobre plantas invasoras
Recursos Necessários:
Na escola:
Professores
Biblioteca
Gabinete de fotografia
Fora da Escola:
Europarque (Visiunarium)
Professoras da Universidade de Coimbra: Elizabete Marchante e Hélia Marchante
Instituto Português da Juventude – Porto
Colorfoto – Porto
MyPoinTi
Actividades previstas nas aulas e fora de aulas em cada período (calendarização):
1º Período
Construção da máquina fotográfica Pinhole
Experimentação da máquina fotográfica, com vista ao aperfeiçoamento da mesma
Revelação das fotografias para o domínio da técnica
Contactar as Professoras Universitárias
Contactar entidades colaboradoras possíveis
2º Período
Investigar plantas invasoras da nossa região
Fotografar plantas invasoras e revelar as mesmas
Recolher informação sobre plantas invasoras
Elaborar jogos educativos para apresentação (3º Período)
Investigação e preparação de uma actividade de campo que combata as plantas invasoras
3º Período
Dar a conhecer as plantas invasoras à comunidade escolar (5º e 6º anos)
Realização de uma palestra para a comunidade, com a participação de duas especialistas no assunto
Exposição da máquina fotográfica, das fotografias e da investigação sobre plantas invasoras
Organização do Trabalho/Divisão de Tarefas:
Variável de acordo com o desenvolvimento do trabalho
Avaliação do Projecto e de Cada Elemento do Grupo:
Cada elemento do grupo deve ser avaliado de acordo com a sua participação, mensalmente.