Palestra sobre Plantas Invasoras

30-05-2010 09:57

" Boa dia a todos!

No âmbito da disciplina de Área de Projecto, desenvolvemos um trabalho que se divide em duas partes. Uma primeira que engloba a fotografia Pinhole, uma técnica simples e cativante. Esta técnica consiste numa maneira de ver uma imagem real, através de uma câmara escura. De um pequeno orifício onde a luz é captada para dentro da câmara, e sofrendo um movimento de inversão, a imagem é projectada para a parede oposta ao orifício ao contrario. Este tipo de fotografia é uma prática económica e simples pois utiliza uma qualquer caixa em que a luz não penetre. 

E uma segunda sobre as plantas invasoras, uma vez que 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade.
Poderão pensar qual a ligação possível entre estes dois temas tão distintos. Pois bem, uma vez que a fotografia é uma área do nosso interesse decidimos aliá-la à Biodiversidade fotografando as plantas invasoras da nossa região.

Hoje, vamos falar então desta segunda parte do trabalho - as plantas invasoras - e para isso temos aqui connosco a Dra. Hélia Marchante do Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra para nos ajudar a compreender o que são as plantas invasoras e porque representam um problema." 

E foi assim que no passado dia 19 de Abril de 2010 se iniciou a palestra que o grupo organizou para os alunos de 12º ano de Biologia da Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira.

Aproveitamos o momento para pedir desculpa pela ausência, esta deve-se ao facto de este período ter sido marcado essencialmente por actividades como a palestra, preparação do trabalho final, preparação de uma palestra com alunos do 5º ano; não nos sobrando tempo para tirar mais fotografias pinhole para publicar no site nem tempo para publicar notícias do projecto. 

Convidamos também todos os interessados a ir À Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira ver a exposição dos trabalhos de Área de Projecto do 12º ano: Terça-feira, dia 1 de Junho a partir das 18h30 e Quarta-feira, dia 2 de Junho das 15h às 20h. Encontrarás o Projecto "Fotografia Ecológica" e poderás ver fotografias Pinhole, conhecer a fotografia Pinhole e o processo de funcionamento de uma câmara Pinhole, ver e descobrir as principais Plantas Invasoras da nossa região e aprender a combatê-las, entre os mais variados produtos do projecto!

 

 

Melhores Cumprimentos e um grande obrigada a todos!

—————

Voltar